Busca de certidões

Muita expectativa envolve a busca de uma Cidadania Europeia.

Em muitas famílias restaram apenas os sobrenomes.

Em algumas mais sortudas um familiar que ainda se recorda dos tempos de criança. Mas é certo que além de resgatar a história da sua família e abraçar a cultura de uma nova nação, laços são moldados e novas oportunidades de lazer, estudo e profissão te esperam no outro lado do oceano, bastando para isso ter o primeiro documento em mãos: “a certidão de nascimento do seu familiar europeu”.Em muitas famílias restaram apenas os sobrenomes. Em algumas mais sortudas um familiar que ainda se recorda dos tempos de criança. Mas é certo que além de resgatar a história da sua família e abraçar a cultura de uma nova nação, laços são moldados e novas oportunidades de lazer, estudo e profissão te esperam no outro lado do oceano, bastando para isso ter o primeiro documento em mãos: “a certidão de nascimento do seu familiar europeu”.

Alguns clientes tem um mapa do tesouro nas mãos em papel amarelado, rasgado pelo tempo, escrito a mão os nomes dos seus antepassados com uma tinta quase apagada. Muitos não conseguem nem ler o local do nascimento. 

Outros começam ativando a rede familiar, conversando com os avós, tios, procuram toda informação que podem recolher na esperança de achar o tesouro perdido. O Elo familiar que une seu passado europeu ao seu presente, que abre as portas para uma nova vida, rica de experiência cultural e sentimentos de pertencer a um país que nunca lá viveu mas sempre sentiu como seu.

O primeiro passo é a pesquisa da linhagem familiar que faz parte da delicadeza do processo da cidadania. E por isso costuma ser mesmo a busca do tesouro. Leva tempo, paciência, dedicação e recursos financeiros. O trabalho de resgate familiar pertence ao cliente, mas a nossa equipe trabalha além do direito a da burocracia, também com a pesquisa e que bem sucedida repassamos a boa noticia ao cliente.

O segundo passo é a reunião de todos as certidões dos descendentes até chegar ao cliente. As buscas nos cartórios do Brasil, bem como a retificação administrativa ou judicial, caso haja algum erro, também é feita pela nossa equipe. Preferimos centralizar tudo sob nosso comando, pois trabalhamos com agilidade. Facilitando para aqueles que não tem tempo ou não podem se deslocar, visto que muitas familias podem passear do norte ao sul do país, e ter registros em Estados diferentes.

Entendemos que contratempos familiares podem demorar ainda mais a obtenção do passaporte europeu, que é o último passo.

Após a reunião e encaminhamento das certidões do Brasil, se for o processo de cidadania portuguesa será realizada a entrada na Conservatória de Registros Centrais em até três dias úteis. Durante todo o processo a nossa equipe estará a disposição para atualizar, bem como esclarecer, caso haja algum prolongamento por parte do Poder Público. Com o término do processo, o cliente ganha um Registro de Nascimento em solo Português, que o habilita a fazer o cartão cidadão e passaporte português no Consulado de seu Estado.

Se for processo da cidadania italiana, que é adquirida através do princípio jus sanguini (direito de sangue), os documentos são encaminhados para o tradutor juramentado, onde todas as certidões serão traduzidas do português para o italiano, certificadas em Tribunal e após essa etapa concluída, diferente do processo português, é marcada a data da sua viagem rumo a Itália.